Translate this blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dica do dia

Quando comprar uma bicicleta,
               cuidado com a cor do selim...

When buying a bike, careful with the color of the saddle ...



"Nem tudo é o que parece ser"

sábado, 20 de novembro de 2010

Zumbi ~ O Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

Fonte: wikipédia

Consciência

O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E ás custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.

Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar

Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.
 
http://www.facebook.com/pages/Dia-da-Consciencia-Negra-no-Brasil/172135062814196

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Video Mapping

Vídeo mapping executado durante a comemoração do aniversário de 600 anos da torre astrológica do relógio, situada na cidade velha, no centro de Praga. Um verdadeiro show de som e imagens!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Running Away + Beatbox Freestyle ♪ Matisyahu ♪ Cover Fridays

Neste trabalho maravilhoso Matisyahu executa, pela primeira vez, uma versão exclusiva de 7 minutos da música "Running Away", de Bob Marley.

Diretor: Oliver de Lantsheere
Cinegrafistas: Matthew Campbell Rosenthal Hanon, e Jeff Chan
Editor: Jeff Chan

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Blonde Fail - As falhas das loiras pelo mundo...

Será que a loira é burra ou tem preguiça de pensar?
 
 

 


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Candidato a Amigo

Confira o mais novo videoclipe da banda carioca Nervoso e Os Calmantes, 'Candidato a Amigo' lançado em outubro de 2010. As gravações foram realizadas no famoso Centro de Tradições Nordestinas, da cidade maravilhosa, popularmente conhecido por 'Feira dos Paraíbas', dentre outras locações no Rio de Janeiro. O clipe tem a direção de Guta Stresser, fotografia de Giuliano Chiaradia, sob o selo Soma / Midsummer Madness, a música é do Nervoso. Vale a pena conferir!




O primeiro CD da banda Nervoso e Os Calmantes foi lançado em maio de 2009. O show de lançamento aconteceu na saudosa casa noturna Cinemathéque, Botafogo, Rio de Janeiro, com participações de George Israel, do produtor Felipe Rodarte (Eletrosamba) e da Banda Leme, formada por De Leve e Flu (Músico). Compre já o seu!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aquarela de Debret mostra problema cultural do xixi nas ruas do Rio de Janeiro

por Milton de Mendonça Teixeira - historiador

Esta rara e pouco conhecida aquarela foi feita pelo artista francês Jean Baptiste Debret entre 1817/29 e consta do belo livro de Pedro Correia do Lago "Debret e o Brasil", lançado recentemente pela Editora Capivara, onde são reproduzidas mais de 1.300 obras de Debret, muitas delas inéditas. Comprei meu exemplar na livraria Folha Seca, na rua do Ouvidor e não paro de folheá-lo.

É este o primeiro registro iconográfico de um mau hábito carioca, o de urinar na rua, onde bem lhe aprouver. A aquarela pertence a Jean Boguici, do Rio de Janeiro.

Que eu saiba, nenhum artista tratou desse tema, infelizmente tão atual, antes ou depois.

Aproveito e mando em anexo um texto que fiz sobre nossos porcos e velhos hábitos.

Corpologia Histórica (a raiz cultural do problema)

Recentemente, a subprefeitura do Centro lançou uma campanha de mudança dos costumes muito boa. A municipalidade gasta verdadeiras fortunas com a limpeza e remoção de excrementos e urina dos logradouros do Rio. A falta de educação de alguns, aliada também à falta de bons banheiros públicos, generalizou o costume incivilizado de parte da população carioca se desobrigar atrás de todas as árvores, postes, esquinas e monumentos públicos da cidade. A campanha contará com cartazes moralistas relatando que:

   “...esta não era a educação que seus pais lhe deram”.

Apesar de a medida ser altamente meritória e necessária, os dizerem não encontram respaldo na história.

Com efeito, não são poucos os viajantes que se referem à sujeira das ruas do Centro do Rio no início do século XIX. As casas não tinham banheiros. No máximo, uma “casinha” no quintal, cuja fossa era limpa à noite por um escravo, o qual recolhia o conteúdo em tonéis de barro e depois conduzia esse “cabungo” na cabeça até a praia ou terreno baldio mais próximo, onde era feito o despejo.

Como, freqüentemente, esse tonel vazava e tingia o infeliz de malcheirosas manchas, o povo apelidava esses pobres escravos de “tigres”.

A urina, por sua vez, era despejada das janelas das casas em urinóis, em plena rua. Uma lei de 1776 obrigava apenas ao arremessante a bradar antes a advertência: “água vai!”.

Quanto ao povo, este se desobrigava em qualquer lugar. Não existiam pudores ou restrições. Afinal de contas, eram poucas as mulheres que saíam às ruas e, quando saíam, era aos domingos, e sempre acompanhadas de seus maridos ou pais.

Nas ruas do Rio, no dia-a-dia de 1800, somente homens e escravos perambulavam.

Para piorar a situação, o mau exemplo vinha de cima.

Vinha do próprio Rei!

D. João VI comia muito, muito e mal. Diabético e doente, nem por isso se continha à mesa, devorando, por vezes, de quatro a seis frangos por refeição.

Quando o Rei partia do Palácio de São Cristóvão em direção ao Centro, em sua carruagem não poderiam faltar um urinol, penico e os respectivos criados responsáveis pela sua higiene.

No trajeto, a carruagem parava ao menos duas vezes.

Quando era a vez do Rei “obrar”, a carruagem estancava, um criado montava o “trono” portátil e a guarda cercava Sua Majestade, impedindo os curiosos de ali passar.

D. João sofria de flatulência, soltando gazes em todas as ocasiões, solenes ou não.

Coitado do criado que esboçasse um riso ou gracejo. Seria cortado do serviço no Paço!

Vieira Fazenda, historiador carioca, relata o caso duma procissão de Corpus Christi em que o Rei arriscou um flato e este veio “acompanhado”; o que obrigou D. João a correr para uma casa na Rua Direita (atual Primeiro de Março), atrás de um “trono”.

D. Pedro I herdou esse problema. A diarréia histórica mais famosa que conhecemos é a que acometeu o Príncipe, às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, a 7 de setembro de 1822.

Os historiadores citam que a viagem se retardara muito porque D. Pedro tinha de:

   “...se apear do cavalo de meia em meia hora para obrar”.

Estava nessa situação quando o correio Paulo Bregaro lhe entregou as cartas do Conselho de Estado, que pediam nossa Independência.

D. Pedro se conteve como pôde, reuniu a guarda, informou-os da situação e deu o famoso brado que nos libertou de Portugal.

Em 1824, D. Pedro I assistia a uma parada dos soldados mercenários alemães na Fortaleza da Praia Vermelha, quando pediu desculpa aos oficiais, se agachou perto dum muro e “obrou” na frente dos embasbacados militares.

Um desses militares alemães escreveu um diário onde relata que, quando ainda jovem, o Príncipe D. Pedro costumava urinar do alto da varanda do Palácio de São Cristóvão nos soldados que passavam embaixo.

Nas cartas que enviou à sua amante, Marquesa de Santos, D. Pedro cita por várias vezes seus problemas gástricos.

Numa missiva do Imperador datada de 13 de dezembro de 1827, existente no acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ele conta que

   “...Cheguei à casa, tomei a tisana (remédio) e obrei até agora cinco vezes e muito.”

Noutra carta, esta sem data, mas igualmente da coleção do IHGB, ele conta que:

   “...Eu não passei muito bem... ...depois obrei e agora estou perfeitamente bom...”

Nem todas as cartas de D. Pedro eram assim.

Numa delas, datável de julho de 1826, ele até escreveu no envelope um poema à sua amada:

   “Este lindo passarinho canta,
    brinca, pica e fura,
    mas quando torna a repicar,
    é mais doce a pica dura.”

A Marquesa era até informada dos problemas coprológicos das filhas do Imperador.

Na carta datada de 23 de setembro de 1827, da coleção Caio de Mello Franco, D. Pedro relatava que a filha de ambos, Duquesa de Goiás:

   “...tomou um purgante de óleo de mamona, com que obrou três vezes e deitou uma lombriga.”

Afinal, no meio dessa literatura “tão romântica”, D. Pedro pediu perdão à sua Marquesa pelos assuntos tão particulares assim relatados, justificando-se, na carta de 13 de dezembro de 1827, de que nele:

   “A fruta é fina, posto que a casca seja grossa”.

Portanto, se a subprefeitura for contar com a educação de nossos antepassados, - estamos roubados!

Milton de Mendonça Teixeira - através de e-mail que circula na internet

sábado, 16 de outubro de 2010

Chupeta de classe

Isto é que se pode chamar de uma chupeta de classe!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Arte de Rua :: Rio de Janeiro

Grafite recente no muro dos fundos da Sociedade Hípica Brasileira, na Rua Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pulso: Eleições 2010 | Opinião | Mulheres do Brasil

PEM ☀ Pulso eletromagnético | Eleições 2010 Opinião | Mulheres do Brasil: "No próximo domingo, nós brasileiros e brasileiras vamos escolher nosso novo presidente. Muito provavelmente teremos a primeira mulher a governar a República Federativa do Brasil, é um momento sem paralelo na história. Desde que os candidatos e candidatas se apresentaram ao eleitor, há alguns meses, analisei pela internet a vida e as propostas de um a um, uma a uma.

Acontece que nesse primeiro momento fiquei indeciso. Confesso que nesse primeiro momento nem percebi a importância de termos duas mulheres candidatas. Duas pessoas raladoras de verdade, duas mães, duas brasileiras.

Sempre procurei um candidato para votar usando a razão. Com todo apelo da mídia e de textos carregados de emoção, acabei me vacinado contra produções eleitoreiras. Dessa vez acontece que o coração bateu mais forte e contrabalançou a razão. Pronto, decidi votar em uma mulher.

Mas qual das duas seria? Dilma ou Marina? Bom, usei a razão e avaliei o governo atual. Votei em Lula no ano de 2002, votei novamente nele em 2006. Além de votar, participei ativamente dessas eleições, como mesário. Ao invés de ficar só reclamando, prefiro participar e através da ágora digital que é a internet, fica fácil. Decidi não votar em Dilma. Mas por que?"

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arte de Rua :: Rua Jardim Botânico :: Rio

Grafites que ilustram o muro dos fundos da Sociedade Hípica Brasileira, ao lado do Hospital da Lagoa, na Rua Jardim Botânico. Rio de Janeiro, RJ. Foto tirada em setembro de 2010.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

São Cosme e Damião :: Saints Cosmas and Damian

Hoje, 27 de setembro é dia dos Santos Cosme e Damião. Saints Cosmas and Damian (Greek: Κοσμάς και Δαμιανός) (also written Kosmas and Damianos) (died ca. 287) were twins and early Christian martyrs born in Arabia who practised the art of healing in the seaport of Aegea (modern Ayas) in the Gulf of Issus, then in the Roman province of Syria. They accepted no payment for their services, which led them to be nicknamed anargyroi (The Silverless); it is said that by this, they led many to the Christian faith.

São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo. Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma. Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Icon of Sts. Kosmas and Damian
with scenes from their lives
During the persecution under Diocletian, Cosmas and Damian were arrested by order of the Prefect of Cilicia, one Lysias who is otherwise unknown, who ordered them under torture to recant. However, according to legend they stayed true to their faith, enduring being hung on a cross, stoned and shot by arrows and finally suffered execution by beheading. Anthimus, Leontius and Euprepius, their younger brothers, who were inseparable from them throughout life, shared in their martyrdom.

Their most famous miraculous exploit was the grafting of a leg from a recently deceased Ethiopian to replace a patient's ulcered leg, and was the subject of many paintings and illuminations.



Oração

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Icon of Saints Cosmas (left) and Damian (right)
holding medicine boxes and spoons for dispensing cures
Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(...............................................)
nome dos filhos
E de minha família.

Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.

Prayer

Oh glorious martyrs of Christ,
Saints Cosmas and Damian,
you gave your lives for the love of God,
benefiting your fellow man,
and crowning your martyrdom with an open and loyal profession of your faith.
A decapitação de São Cosme e São Damião, por Fra Angelico
You taught us to love God above all things,
and to love our fellow man as ourselves,
professing always,
and without fear,
the religion of Jesus.

Augmenting amongst the faithful populace many miracles,
you are glorious indeed.

Through your intercession,
which brings about deliverance of these miracles,
we pray to you for your aid in all things.
May your patronage never be far from us in the illness of our body and soul.

Oh great protectors,
Saints Cosmas & Damian,
assist us with your love and free us from all evils.

Amen.

Fonte: http://floresemcasa.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cover Fridays | Stir it up

Cover Fridays | Gaiola das Cabeçudas

No cover fridays de hoje um dos videos mais engraçados do YouTube. É um quadro do programa "Comédia MTV", em que rola o "Funk dos Intelectuais". Marcelo Adnet e a galera do programa produziram um videoclipe do grupo "Gaiola das Cabeçudas", uma paródia ao grupo "Gaiola das Popozudas". Esse Adnet é o cara! LOL!



Só rindo mesmo... rsrs...

Capa do jornal Extra :: Rio de Janeiro :: 24 de setembro de 2010

BONITO, HEIN, LULA....
Essa é a manchete para os que acham que o dever da imprensa é fiscalizar os atos de qualquer governo, denunciando os desvios e lembrando aos donos do poder que eles não estão acima do bem e do mal


LULA É BONITO
Essa é a manchete para quem acha que o papel da imprensa é bajular os donos do poder e, por isso, deve publicar apenas notícias positivas do governo. Denúncias de falcatrua são um abuso, uma forma de conspiração

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Macho Fail

Esse jogador é macho mesmo!

#MachoFail

Diet Fail

Não está na hora de fazer dieta?

#RegimeFail

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Feijoada da Recuperação do IPCN - Dia 26/09/10

Essa é para ninguém ficar de fora! Após tantas inclusões resultantes da luta contra a exclusão de parte expressiva da população brasileira, empreendida pelo IPCN - Instituto de Pesquisas da Cultura Negras, a partir da década de setenta, agora chegou a hora de reincluí-lo. Vamos dar a nossa retribuição. Não seja um excluído. Inclua-se também nessa luta. Participe, divulgue.
 http://institutodepesquisadasculturasnegras.blogspot.com/ 


Dica :: Os Segredos do Azeite de Oliva

O azeite dá sabor, aroma e cor. Melhora as texturas. Versátil como poucos ingredientes culinários, ele integra os alimentos, personaliza e identifica um prato. O bom e velho azeite de oliva faz parte dos hábitos das regiões mediterrâneas e está presente em boa parte de nossa história.

Você conhece aquele ditado popular que diz: "A melhor cozinha é a azeiteira", Não? Pois bem, o azeite de oliva produto tradicional que confere gosto e aroma únicos à alimentação, é a gordura mais saudável de que se tem notícia se não alterada sua temperatura. O azeite de oliva virgem e extra virgem deve ser consumido cru. Para alterar a temperatura utilize o azeite de oliva refinado ou um óleo como o de canola. O óleo que aguenta maiores temperaturas ainda é o óleo de soja.

A palavra azeite vem do árabe Az + zait e quer dizer sumo de azeitona. Ele está presente em inúmeros mitos e lendas, principalmente das eras Egípcia, Grega e Romana. O azeite de oliva é um óleo vegetal extraído da azeitona, fruto de uma árvore de porte médio de várias ramas e troncos retorcidos muito resistente e com raízes que podem atingir seis metros, conhecida como oliveira (olea europea). Também chamada de "árvore da eternidade", pois pode viver mais de 500 anos, foi introduzida nas regiões do mediterrâneo por fenícios e sírios, nos primórdios da civilização.

Ela foi cultivada pela primeira vez há mais de 5.000 anos, na região onde se encontram atualmente a Síria, o Líbano, a Palestina e Israel. Foram achadas em camadas que correspondem ao início da Idade do Bronze - com vestígios de instalações que serviam para a produção de azeite, além de inúmeros fragmentos de grandes potes destinados a guardar este precioso líquido. Porém, há indícios que os egípcios usavam o azeite há 6.000 anos! A seleção das azeitonas, a separação de ramos e impurezas são tarefas importantes. Os demais azeites são extraídos de um grão, uma semente ou noz.

Desde a Síria, o cultivo dos campos de oliva se estendeu e com decorrer dos tempos os gregos foram os primeiros a exportar o azeite. A bacia do Mediterrâneo apresenta os níveis mais elevados de produção e consumo de azeite. Não é à toa que no ano passado, o Brasil importou cerca de 30 mil toneladas. A Grécia é o maior consumidor per capita (19 litros) e os espanhóis lideram a produção com mais de 600 mil toneladas anuais.

Dieta Mediterrânea

Quer numa cozinha tradicional, quer na mais sofisticada, o fundamental é escolher um azeite de qualidade. Utilizado em cru (como tempero), em cozinhados (como ingrediente), bem quente (como meio de cozedura) ou a frio (como agente conservador de enchidos e queijos), o azeite marca presença na cozinha, não conhecendo limites nos doces e salgados. Ele pode acompanhar tanto saladas quanto massas, além de integrar no preparo de maioneses, frituras, pães, torradas...hum.

O resultado de pesquisas realizadas em todo o mundo tem apontado para os benefícios do azeite de oliva na dieta que se convencionou chamar de Dieta mediterrânea constituída ainda por peixes, frutas, legumes, massas e vinho. Rico em vitamina E, ácidos gordos monoinsaturados, o azeite favorece a mineralização óssea, combate o envelhecimento dos tecidos e órgãos em geral, contribui para o bom funcionamento da vesícula biliar e o restante do aparelho digestivo. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes. Na pele tem efeito protetor da epiderme. Quando o azeite é extravirgem, os seus benefícios para a saúde são imensos: pode-se prevenir doenças coronarianas, câncer, principalmente de intestino e mama e o envelhecimento.

Acidez

Os melhores azeites são aqueles que têm no máximo 1% de acidez. Já aqueles com mais de 3,3% precisam ser refinados e submetidos a tratamentos químicos, antes de ser comercializados. O Azeite de oliva virgem é o azeite de baixa acidez, extraído da azeitona madura, somente por processos mecânicos, isto é, para sua obtenção não é usado nenhum processo térmico ou químico.

Podendo ser submetido apenas aos tratamentos de lavagem, decantação, centrifugação e filtração. O fator mais importante na determinação da qualidade do azeite de oliva virgem é a baixa acidez.

Para garantir o sabor, aroma e qualidade do azeite, é necessário mantê-lo em temperatura constante. Evite que a lata ou a garrafa fique aberta em ambiente claro e de alta temperatura. Guarde o azeite usado em frituras em recipiente esmaltado ou inoxidável, pois assim você estará protegendo da oxidação. Lembre-se de proteger o azeite da luz, principalmente se a embalagem for de vidro.

O melhor local para guardá-lo é em armários fechados. Dica: Ao comprar o azeite, lembre-se também de fazer a escolha de acordo com a utilização pretendida. Do mesmo modo que se escolhe um bom vinho para cada prato, também o azeite será diferente no alimento e o cozinhado a preparar. Bom apetite!

Tipos de Azeite

Azeite de Oliva extravirgem: Este tipo tem sabor e aroma excelentes! Acidez máxima de 1g/100g. Ideal para temperar pratos crus, saladas, molhos e carpaccios.

Azeite de Oliva virgem fino: É o azeite obtido nas mesmas condições que o extravirgem. A diferença é a acidez, em torno de 1,5g/100g.

Azeite de Oliva virgem semifino: Possui bom aroma e sabor. A acidez chega a 3g/100g.

Azeite de Oliva refinado: É o azeite obtido da refinação do tipo virgem, processo que não altera a estrutura glicerídica original do azeite e nem os seus aspectos nutricionais. Entretanto, o sabor e aroma são inferiores aos do azeite virgem. Possui mais de 3g/100g de acidez.

Azeite de Oliva puro: É conhecido como azeite de oliva. Ele é oriundo da mistura de dois tipos: virgem e refinado. Possui abaixo de 2g/100g de acidez.

Azeite de Oliva orujo: É o azeite obtido dos resíduos (pasta) de prensagens das azeitonas com solventes. Para ser consumido necessita ser refinado.

Cozinhando com azeite

Além das suas qualidades dietéticas, o azeite ocupa um lugar insubstituível no plano gastronômico. Atualmente, faz parte de uma certa "arte de viver" e o seu consumo não se restringe às zonas de origem do cultivo da oliveira. É um dos sinais de uma culinária de qualidade, que atribui a cada alimento o lugar que lhe compete numa alimentação inteligente e equilibrada.

Em cru: O azeite conserva todas as suas propriedades como condimento de saladas, peixes ou legumes cozidos, ou quando é utilizado em molhos, como por exemplo a maionese. Em sopas, acabadas de cozer, o azeite mantém igualmente as suas propriedades gustativas e dietéticas, ainda que perca um pouco do seu aroma. Por isso é aconselhável juntar à sopa um segundo fio de azeite, quando a sua temperatura tenha já baixado um pouco.

Em guisados e estufados: Em fogo brando, a cozedura faz-se com o suco das carnes ou legumes que se desprende destes alimentos e do líquido que se lhes junta. Mantêm-se sabores e os aromas concentram-se, sobretudo se o cozinhado se processar num recipiente fechado.

Em assados: As temperaturas para assar, especialmente carnes, são inevitavelmente altas. Dada a sua estabilidade, o azeite não é a gordura mais indicada para assados. Utilize óleo de canola.

Em grelhados: Na brasa, o azeite ajuda a cozinhar, protegendo o alimento perfumado, ou não, de ervas, para que este, à mistura com a própria gordura do alimento, lhe empreste um sabor e aroma irresistíveis.

Em frituras: Para uso em frituras o azeite é considerado frágil e inapropriado, pois contém gordura saturada em pequena quantidade e altera o aroma dos alimentos quando exposto ao calor EXCESSIVO das frigideiras e fritadeiras. Utilize óleo de soja ou de canola.

Azeite e Saúde - uma combinação que dá certo

Você sabia que o azeite, além de dar um toque especial na sua comida, ainda pode ajudar a manter sua saúde em ótimas condições?

Pois é, ao estudar os hábitos alimentares das diferentes populações, a comunidade médica internacional verificou que a alimentação, rica em azeite, dos países costeiros do Mediterrâneo podia explicar os níveis reduzidos de colesterol no sangue e uma baixa incidência de doenças cardiovasculares, em comparação com os habitantes da América do Norte e da Europa Central.

Leia mais na fonte desse artigo: http://bocasmacao.blogs.sapo.pt/20701.html

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Esse ano são necessários dois documentos para votar

Atenção! Este ano são necessários dois documentos para votar !

1. Carteira de identidade, ou carteira de trabalho com foto (ou carteira de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte)

2. Título do eleitor.

Procure e separe seus documentos ! E avise a todo mundo !

Uma segunda via do título de eleitor pode ser tirada até o próximo dia 23/9. Se necessário, vá até algum posto do TSE ou do TRE para tirar o seu.

Documentos para votação

Além do título, o eleitor terá de apresentar, no dia da votação, um documento oficial com foto. A exigência dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições (Lei 9.504/97) por meio da Lei 12.034/09.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Maior Maquete de Trens do Mundo

Dois irmãos alemães afirmam ter construído a maior ferrovia de brinquedo do mundo com mais de sete quilômetros de comprimento. A estrada de ferro, batizada de Miniatur Wunderland (Terra das Maravilhas em Miniatura), ocupa uma área de 1.150 m², por onde 700 trens com mais de 10.000 vagões percorrem um trajeto em meio a cenários que retratam regiões pitorescas dos Estados Unidos, Suíça, Escandinávia, Alemanha e os alpes austríacos.

Os ambientes percorridos pelas locomotivas são ilustrados por 900 sinais de trânsito, 2,8 mil prédios, 4 mil carros - muitos deles com os faróis acesos - e 160 mil bonecos em miniatura. A estrutura custou cerca de R$ 27 milhões para ser construída e está em exposição em Hamburgo, na Alemanha, onde 160 funcionários zelam para que nenhum detalhe do percurso passe despercebido aos visitantes.

Os gêmeos Frederick e Gerrit Braun, de 41 anos, dizem que boa parte do dinheiro foi arrecadada com a venda de ingressos para a exibição do modelo original da ferrovia, de menor extensão. Eles contam ter começado a construir a estrada de ferro em 2000, inspirados por uma paixão de infância. Desde então, foram investidas 500 mil horas no projeto, que carrega mais de quatro mil quilos de aço e 700 quilos de grama artificial.

"Nossa idéia era construir um mundo que deixasse adultos e crianças maravilhados", diz Gerrit.

Os irmãos dizem ainda não estar satisfeitos com a magnitude da criação e esperam dobrar a extensão da ferrovia até 2014, quando outras centenas de trens circularão por paisagens francesas, italianas e britânicas.

Esta é a maior maquete de trens do mundo com 1.150 m2. Atualmente conta com quase 11 Km de percurso e ainda não está terminada

Os irmãos Frederick e Gerrit Braun de 41 anos, começaram a trabalhar na maquete que se chama “Miniature Wunderland” no ano de 2.000

A maquete apresenta 6 regiões, incluindo América, Suiça, Escandinávia, Alemanha e os Alpes da Áustria

Na parte Americana, são representados as Montanhas Rochosas, os Everglades o Gran Canion do Colorado, e tambem o monte Rushmore (abaixo)


Na parte da Escandinávia, há um barco de 1,25 m de comprimento em um lago de água natural

Os irmãos acreditam que terminarão a maquete em 2.014, quando a área da maquete atingirá 1.800 m2 e seus trilhos cobrirão 21 km de extensão. Até lá a maquete apresentará setores que representam a França, Itália e Reino Unido

No final, terá um total de 700 trens, com mais de 10.000 máquinas e vagões

O maior trem mede 14 metros

O cenário inclui 900 sinais de transito, 2.800 cosntruções e mais de 4.000 postes, muitos deles com iluminação própria

Alem de mais de 160.000 figuras, desenhadas individualmente

Para construir a maquete, estão sendo usadas toneladas de aço e madeira

250.000 lâmpadas são gerenciadas por um sistema que simula automaticamante noites e dias

Todo o sistema é controlado por um centro de computação

No total da construção serão consumidas mais de 500.000 horas de trabalho, e maior parte da receita para a construção vem da venda de ingressos para a visitação do público

Gerrit disse: “Nossa idéia era construir um mundo em que os homens, mulheres e crianças perecessem realmente integrados em torno da maquete”

O conjunto, que fica em Hamburgo, na Alemanha, está em exposição ao público e é tão grande que emprega mais de 160 guias atender os visitantes

Fonte do texto: http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/03/25/ult36u46429.jhtm