Translate this blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

Don't Worry Live | Playing For Change



Mais informações: http://playingforchange.com/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Rio do Sobrenatural de Almeida

Televisão mostrou em três cores os prédios que cairam
por Fernando Gabeira

Nos tempos de Google, com mapas e fotografias foi fácil localizar o pedaço da Treze de Maio onde caiu o Edifício Liberdade.

Todos que moram no Rio e freqüentam o centro conhecem bem aquele trecho que liga a Cinelândia ao Largo da Carioca.

No início concentramos-nos em localizar,em seguida, a estabelecer a vizinhança e, finalmente, a recordar o que já fizemos por ali.

O Teatro Municipal é a grande referência pois muitos viveram nele bons momentos estéticos . Mas há também lembranças mais discretas.

Do lado oposto do prédio na Treze de Maio já houve uma sede do PV e costumava freqüentar o prédio onde trabalha o Sr. Carvalho, vendedor de câmeras e equipamentos usados.

As visitas ao Sr. Carvalho eram muito comuns mas foram se espaçando com a chegada da era digital. Espero que o Sr Carvalho e os vendedores que o ajudam estejam bem mas, por via das dúvidas, vou fazer uma visita

Os técnicos hesitam em apontar uma causa para o desabamento. Falou-se em escapamento de gás, mas muitos duvidam que um simples escapamento derrube um prédio de 20 andares.

No momento, a julgar pelas entrevistas, trabalha-se com a hipótese de uma causa estrutural. O prédio fica entre as estações de metrô Cinelândia e Carioca. Isto pode ter tido alguma influência em sua estabilidade?

O importante é lembrar que o prédio não desabou durante o dia, o que atenuou a tragédia. E descobrir as causas. Acontecem muitas coisas estranhas no Rio. Hoje, estava preparando um post sobre a tempestade solar, um processo natural registrado, de vez em quando no mundo.

Os cientistas estavam observando que até o momento a tempestade solar não havia causado nenhum dano. Mas num tempo de intensas telecomunicações, GPS e satélites, muitos temiam que houvesse algum tipo de distúrbio no planeta.

Quando noticiaram a tempestade solar, pensei: só faltava essa, num momento de chuvas e secas. Eis que caem os prédios e o mundo se revela cada vez mais imprevisível. No Rio, viveu Nélson Rodrigues que filosofando sobre o futebol criou o personagem Sobrenatural de Almeida. O personagem vive entre nós e, de vez em quando, se manifesta.

Mais uma razão para prevenir e fiscalizar.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Entenda os problemas do SOPA para o Brasil e o mundo


SOPA, Protect IP e e-parasites são projetos de lei que estão tramitando no congresso Americano. SOPA significa “Stop Online Piracy Act”, e estabelece o uso no território Americano de um mecanismo de censura sobre a Internet semelhante ao utilizado em países como a China, Irã e Síria, com a desculpa de coibir a pirataria online, ou seja, pretendem combater práticas sociais que historicamente utilizamos para ter acesso alternativo à qualquer obra cultural: trocar, compartilhar, emprestar… tal qual sempre ocorreu nas Bibliotecas.

O SOPA não afetará apenas os Estados Unidos, pois o país alem de concentrar a maior parte da infra-estrutura da rede, concentra quase todos os serviços e sites que utilizamos diariamente, e que podem ser afetados tais como Youtube, Facebook, WordPress, Google, Gmail, Twiiter, e muitos outros. Temos de lembrar também que muitos sites são hospedados nos EUA, mesmo sem ter TLD americano e outros fora dos EUA com TLD americano como (.com, .net, .org) em ambos os casos o site estará debaixo da legislação Americana.

SOPA também prevê instrumentos para bloquear os serviços de publicidade e pagamento online sob a jurisdição dos EUA, impactando qualquer site no mundo, apenas com base em uma denuncia de suspeita,e sem ordem judicial.

Os problemas não acabam por ai, o SOPA afetará profundamente a liberdade de expressão na Internet, todos os sites se verão obrigados a aplicar mecanismos de auto-censura, e filtrar toda atividade online de seus usuários para evitar serem bloqueados.

O que diz a lei (SOPA)

Quando um site for denunciado, todos os demais sites que tenham “relacionamento” com ele e não queiram sofrer as conseqüências legais terão cinco dias para:

  • ISP: Deverão bloquear os seus DNS (impedindo o acesso ao domínio)
  • Serviço de hospedagem: Deverão bloquear o acesso ao site
  • Publicidade: Deverão bloquear a publicidade
  • Serviços de pagamento: Deverão congelar os fundo
  • LInks : Deverão ser removidos links ao site

Efeitos colaterais

Muitas tecnologias (como a rede anônima “TOR”, os DNS alternativos, as redes P2P e os proxys VPN) que permitem a navegação e/ou distribuição de informações anônimas e sem censura, e que são fundamentais para muitos ativistas e organizações políticas em todo o mundo, basicamente se verão ilegais de um dia para outro.

Os provedores de Internet, email, blogs gratuitos, mensageiros instantâneos e redes sociais serão forçados a espionar todo conteúdo publicado por seus usuários em busca de material não autorizado e eventualmente bloqueá-los.

Todas as tecnologias inovadoras nasceram de alguma forma da “pirataria”: O Cinema x as patentes, a indústria fotográfica x seus interpretes, o radio x a industria fonográficas, o vídeo cassete x cinema, a TV a cabo x TV aberta. Todas operaram em áreas de incerteza jurídica, até as leis se adaptaram ao novo, sem tentar muda-lo. Um marco legal restritivo e antiquado como o que se quer impor agora sufocaria muitas das novas ideias e sem duvida sufocará as próximas grandes ideias.

As comunidades online, em especial as comunidades colaborativas que são o fenômeno da Internet que afetam mais profundamente a nossa sociedade, ou seja, desde a esfera cultural, política, social até a econômica. O bloqueio de sites e tecnologias a serviço destas comunidades irá em muitos casos impedida-las de continuar existindo.

O Brasil e o SOPA

No Brasil estamos ha anos lutando contra o o AI5Digital (PL 84/99) e a favor do Marco Civil da Internet (PL 2126), tem sido uma luta incansável. Todo este esforço pode ser perdido com a aprovação do SOPA, pois junto com a lei Sinde na Espanha e Hadopi na França, ele pode ser um terrível instrumento de pressão para que o Brasil e demais países adotem legislações semelhantes. É importante lembrar que a Lei Sinde que aparentemente havia sido brecada por ativistas Espanhois, foi aprovada logo no inicio do novo mandato sob grande pressão Americana, e que o AI5Digital, que fora congelado em 2008 voltou a tona no inicio deste ano com grande pressão para aprovação. Não podemos descansar nenhum minuto!

Este texto é uma tradução livre e adaptada do Infográfico disponível no site Direito de ler, saiba mais lendo a entrevista com o Sérgio Amadeu.


Infográfico


SOPA Blackout Brasil

No dia 18/01/12 diversos sites, blogs e coletivos irão aderir ao #SOPABlackoutBR da forma que for possível. O ideal é que o site fique fora do ar por 12h (de 8h as 20h), para que as pessoas sintam realmente como seria terrível deixar de ter acesso ao site caso ele seja bloqueado pelo SOPA. O período de tempo e o fato de ficar totalmente fora do ar fica a critério de cada um.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Deu merda no BBB 12

Agora é caso de polícia. De acordo com “O Dia”, o delegado Antonio Ricardo, titular da 32ª DP, ordenou que, nesta segunda-feira (16), uma equipe de policiais fossem ao Projac, sede da Globo no Rio de Janeiro, para fazer exame em Monique, que supostamente teria sofrido abuso sexual enquanto estava inconsciente.

Uma guia do corpo de delito acompanha os policiais. Segundo o delegado Antonio, o exame precisa do consentimento da vítima para ser feito: “O objetivo do exame é confirmar se houve condições carnais. Se o fato ocorreu fora do estado de consciência, é grave e precisa ser investigado”.

Antonio Ricardo está na Argentina, mas de lá mesmo ordenou que o vídeo com as cenas entre Daniel e Monique fosse investigado. Feito o registro, ele ordenou que alguns oficiais fossem até a Globo realizar o exame.

Ainda de acordo com “O Dia”, ele voltará ao Brasil já nesta terça-feira e vai conduzir o caso pessoalmente.

Monique será interrogada pela polícia nesta terça-feira (17).


Saiba mais: