Translate this blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Guerra das Redes Sociais

Como sabem os usuários do Facebook, era possível importar a lista de contatos do Orkut para lá. Só que o pessoal do Google partiu para o contra-ataque, arrumando uma maneira, silenciosamente, de impedir as exportações em massa.

As transferências eram feitas por meio de um arquivo CSV, exportado do Orkut, com e-mails e respectivos nomes de seus contatos. A partir deset ficheiro CVS, o Facebook convidava os usuários às suas páginas e sincronizava com os já cadastrados na rede. Agora o Orkut reformulou as informações contidas no arquivo CSV, eliminando os endereços de correio eletrônico.

A rede social mais popular do Brasil classificou como “questão de segurança”, sua atitude, por meio de um comunicado oficial. Foi informado ainda que a “exportação em massa de e-mail não é padrão na maioria das redes sociais”. Ainda segundo o Google, “os usuários ainda podem exportar endereços de e-mail dos seus amigos no orkut pelo Google Contacts, que sincroniza periodicamente com o orkut”. Acredita-se que a medida é uma maneira de impedir que o Facebook continue a crescer no Brasil, no mercado milhonário das redes sociais.

Apesar da considerável diferença entre as audiências das duas redes, o Facebook quase dobrou seu número de usuários no Brasil de maio a setembro. Segundo pesquisas, hoje, o Facebook tem algo em torno de 5,3 milhões de brasileiros cadastrados, enquanto o Orkut conta com aproximadamente 26 milhões de inscritos.

No Brasil o Orkut é a rede social mais acessada, em segundo lugar perde apenas para o próprio Google, enquanto o Facebook ocupa a 20ª posição. Já no ranking mundial a história é bem diferente, o Facebook é hoje a maior rede social do planeta, e o segundo site com maior tráfego de toda a internet. No mesmo ranking, global (alexa), o abrasileirado Orkut ocupa apenas a 135ª posição.

Em minha visão ambas as redes sociais brigam pelo mesmo osso, afinal o Twitter, considerado fenômeno mundial, está na 13ª posição global e subindo. No Brasil o mesmo já ocupa a 17ª posição (28/10/2009). A aposta dos especialistas é que, já em 2010, o simpático passarinho azul engula de vez todos os usuários das diversas redes sociais em operação na web.

Nenhum comentário: