Translate this blog

sábado, 30 de julho de 2011

A volta da censura: 'É proibido proibir'

Em 23 de julho o longa-metragem "A Serbian Film - Terror Sem Limites", uma produção de terror classe 'C', teve sua distribuição e exibição proibida, o filme foi censurado. Quem fez o pedido à justiça foi do presidente do diretório regional do Democratas, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia. A liminar da decisão provisória, concedida pela 1ª Vara da Infância e da Juventude, a pedido do DEM, impede a exibição do filme. Pelas críticas o tal filmeco, além do roteiro repugnante, é mesmo uma porcaria, sessão de cinema pra fazer o bonequinho vomitar, levantar e ir embora da sala de exibição.

O polêmico ‘Serbian Film’ também já teve problemas em outros países, onde foi proibido ou exibido com cortes. Bom, não vi nem pretendo ver; mas acho que não preciso do estado para me dizer o que posso, ou não, assistir. A polêmica vem de cenas perturbadoras, que mostram pedofilia da pesada, como o estupro de um recém-nascido. Vejam bem, é uma produção cinematográfica, uma obra de ficção, não pode ser confundido com realidade. Deve ser uma bomba, só havia uma cópia disponível em película, a mesma que a decisão judicial mandou apreender e que está agora nas mãos da Justiça do Rio. Se fosse um filme com potencial de atrair público, certamente, haveria mais cópias por aí, não acham? A exibição de ‘Serbian Film’ ocorreria no festival RioFan.

Será que era mesmo necessário, um partido político, pedir na justiça para que o filme fosse censurado. Todo esse trabalho pra que as pessoas não vejam um reles e desprezível filmeco de ficção? Bom, é fato consumado, se alguém ia assistir, agora não pode, tá censurado e ninguém pia.

A Censura no Brasil ocorreu por quase todo o período posterior a colonização do país, tanto cultural, quanto política. Entretanto foi durante o regime militar - iniciado com o golpe de 64 - que foram elaboradas novas formas de perseguição. Após a promulgação do AI-5, todo e qualquer veículo de comunicação, bem como produto audiovisual destinado à exibição pública, deveria ter a sua pauta, ou roteiro, previamente aprovado e sujeito a inspeção local por parte de agentes do governo. Muitos materiais foram censurados nessa época de trevas, que parece esquecido mas faz parte da história recente da república. (...continua...)


Está lançado, no Brasil, um novo genero de filme, o FILME PROIBIDÃO.

Nenhum comentário: