Translate this blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Homenagem pelos 5 anos da morte de Jean Charles

Jean Charles de Menezes foi um emigrante brasileiro, morto por engano pela SO19, unidade armada da Scotland Yard, no dia 22 de julho de 2005, no metrô de Londres, com oito tiros a queima-roupa, depois que os agentes policiais supostamente o confundiram com um homem-bomba. No Brasil a dramática história virou um filme de cinema, protagonizado pelo ator Selton Melo.


Na foto o "Santuário" de Jean de Charles de Menezes, na entrada da estação de Stockwell.

Jean Charles vivia há três anos no sul da capital inglesa e, segundo as autoridades, foi confundido com um terrorista árabe, que teria participado dos atentados da véspera, contra ônibus e estações do metrô de Londres. O erro foi admitido pela Scotland Yard, quando informou que o brasileiro não tinha nenhuma relação com qualquer grupo terrorista. Segundo a autoridade policial, o acidente ocorreu porque o brasileiro se recusara a obedecer as ordens de parar, dadas pelas autoridades. Ninguém foi punido.

Abaixo um vídeo postado no YouTube que faz uma homenagem a este brasileiro, que como tantos outros tentam ganhar a vida no exterior, fugindo das poucas oportunidades profissionais ofertadas em nosso país. 'The fate of an innocent man':



O trailer do filme estrelado por Selton Melo:



Jean Charles de Menezes: 7 de janeiro de 1978, Gonzaga, Minas Gerais - 22 de julho de 2005, Londres, Inglaterra.

Nenhum comentário: