Translate this blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Já comprou a cadeirinha?

A determinação da resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga o uso de dispositivos de retenção para as crianças menores de dez anos nos veículos, as cadeirinhas, começa a vigorar a partir desta quarta-feira, 1ºde setembro de 2010.

Com a vigoração da nova lei aumenta a procura, por pais e condutores, para comprar o dispositivo, o que faz aumentar a venda e faz o produto se esgotar rapidamente nos estoques. Outa coisa que precisa ser levada em conta, além da segurança, é o abuso nos preços ao consumidor.

Como o novo produto será de uso obrigatório, a indústria nacional não está dando conta da demanda, por isso grandes importações estão sendo feitas. A inundação do mercado, por cadeirinhas automotivas para crianças, faz com que os preços se tornem bastante competitivos, e infelizmente também aumenta o surgimento de produtos pirata.

É importante sempre verificar se o produto possuí instruções em português e se está de acordo com as normas e especificações exigidas no Brasil. É importante observar se a cadeirinha está com o selo de conformidade do Inmetro, o que dá garantia de que ela está dentro das normas estabelecidas. Em seguida, os condutores precisam olhar também, no produto, a existência da identificação do fabricante e do importador.

Sem qualquer lógica, a mesma lei que obriga o uso das cadeirinhas em carros particulares, também isenta veículos escolares, de transporte coletivo, carros alugados e táxis, veículos que estão livres da exigência. A lei deveria ser igual para todos mas, já que não é, o melhor é se adaptar e comprar logo a cadeirinha, para não acabar levando uma multa.

O uso da cadeirinha já é obrigatório segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), mas agora virou lei. A nova resolução classifica as crianças pela idade, independente do tamanho de cada uma. Crianças com até um ano devem ficar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro. De um até quatro anos deverão usar a cadeira de segurança. De quatro até oito anos deverão usar um assento de elevação com cinto de três pontos.

Conheça as cadeirinhas à venda pela internet, todas de sites seguros e para todos os bolsos e gostos.

Nenhum comentário: