Translate this blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Jogar Tetris ajuda a superar traumas

Londres - O Tetris, um dos games mais velhos e conhecidos do planeta, pode ajudar a reduzir os sintomas de stress pós-traumático. A tese foi formada a partir de uma pesquisa feita por psicólogos de Oxford. Os pesquisadores britânicos acreditam que a descoberta viabilizará novas formas de tratamento para vítimas de situações geradoras de traumas, como, por exemplo, os gerados por envolvimento em acidentes ou os que afetam pessoas residentes em zonas de guerra. "Isto traz implicações para observar o desenvolvimento dos tratamentos psicológicos, sobretudo após eventos traumáticos", diz a pesquisa.

O jogo Tetris, um dos mais populares do mundo, se demostrou eficaz ao amenizar "flashbacks" de imagens violentas no cérebro. Segundo o jornal "Daily Mail", os participantes do estudo assistiram a filmes contendo cenas reais de violência e morte e, em seguida, jogaram Tetris por dez minutos. Os jogadores tiveram poucos "flashbacks" (memórias curtas e instantâneas), e os cientistas acreditam que o jogo ajudou a interrompê-los. "É uma pequena amostra de que a ciência experimental pode resultar em um potencial tratamento", afirmou a pesquisadora Emily Holmes. Ela diz ainda que, a partir da pesquisa, há a possibilidade de criação de uma "vacina cognitiva".

O Tetris foi escolhido porque exige que o jogador mova e encaixe blocos coloridos sequencialmente, o que, segundo a pesquisa, utiliza grande parte da atividade cerebral do jogador. "O jogo é um desafio de resolução mental, de informação sensorial. As memórias sensoriais são as mais prejudicadas no período de estresse pós-traumático, e o Tetris minimiza esse período", disse a cientista que não esclareceu se outros jogos teriam o mesmo efeito.

Nenhum comentário: