Pode rir se quiser, mas surgiu a primeira cidade no mundo aonde a produção industrial de maconha foi legalizada. O acontecimento, sem precedentes na história recente da humanidade, visa suprir o mercado de maconha medicinal dos Estados Unidos e já visa a produção para uso recreativo, que pode ser aprovada ainda este ano na Califórnia. A cidade de Oakland, na Califórnia, aprovou na terça-feira a permissão para o cultivo de cannabis em fazendas, com plantações de escala industrial. Torando-se a capital nacional da maconha nos Estados Unidos.
A cidade já era famosa por ser pioneira na legalização do uso medicinal da maconha, bem como em outros aspectos, como o da tributação para o comércio e a sindicalização de agricultores que cultivam a erva. O decreto-lei baixado abre concorrência pública, para que quatro empresas sejam escolhidas para receber quatro licenças do governo, que vão autorizar a produção em larga escala para os vencedores da mesma.
Estes agronegócios poderão fornecer maconha para farmácias que revendem maconha medicinal. A maconha medicinal está legalizada na Califórnia desde 1996, quando os eleitores aprovaram a Proposição 215. No ano passado, as distribuidoras e cultivadores de maconha medicinal, de Oakland, arrecadaram 28 milhões de dólares em vendas, pois a produção em pequena escala já acontece há tempos na cidade. Os moradores de Oakland sentem orgulho de a cidade já ser festejada como a capital americana da maconha.
Além de tornar a produção um negócio altamente rentável; que irá gerar postos de trabalho, e maior arrecadação de impostos, trazendo mais divisas ao município, a iniciativa visa conter a crescente onda de operações ilegais do narcotráfico. Haverá diminuição da criminalidade relacionada ao comércio ilegal da erva, um problema bastante conhecido aqui no Brasil.
A posição de Oakland também visa a consulta popular, que irá acontecer em novembro próximo, na qual, através da proposição 19, deverá ser liberado o uso da maconha para uso recreativo de pessoas adutlas, em todo o estado da Califórnia. A cidade já está sendo chamada de "Silicon Valley da maconha". O negócio deve trazer, inicialmente, 38 milhões de dólares anuais para a cidade, somente em taxas e impostos.
“Enquanto a indústria continua a crescer, sabemos que outras cidades estão de olho nisso”, disse a vereadora Rebecca Kaplan, candidata à prefeitura. “É importante para Oakland ser parte vital desse crescimento.”
A nova lei permitirá aos agricultores plantar maconha em grande escala, desde que paguem uma taxa de 211 mil dólares anuais, comprovem os antecedentes criminais dos trabalhadores, instalem câmeras de vigilância, sistemas de segurança contra incêndio e paguem seguro. Autoridades municipais estimam que com a nova lei a produção poderá chegar a mais de 31 toneladas por ano.
O baseado é um grande negócio, economistas como Jeffrey Miron, de Harvard, há muito tempo falam sobre os benefícios econômicos da legalização da erva. No ano passado, na universidade de Oakland começaram a ser oferecidas aulas de cultivo, e a cidade começou a cobrar um imposto de 1,8% sobre a maconha medicinal. Crescendo a maconha industrial as operações pagariam impostos que podem chegar a 12%.
Com governos municipais e estaduais, dos Estados Unidos, lutando fortemente contra a os problemas no mercado imobiliário, baixo consumo e outros problemas econômicos, não há dúvida de que encontrar novas fontes de receita é importante. Esse caminho pode não ser para todos, mas Oakland parece estar pronta para fixar suas esperanças na maconha.
Saiba mais sobre a maconha de Oakland em: http://www.oaklandcannabisclubs.com/
Fontes:
Veja: Cidade americana aprova grandes fazendas de maconha para uso medicinal: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cidade-americana-aprova-grandes-fazendas-de-maconha-para-uso-medicinal
TIME: Oakland's Push for Industrial Pot: http://swampland.blogs.time.com/2010/07/23/oaklands-push-for-industrial-pot
2 comentários:
muito doido eu queria ir la pra fumar um bequi ficr chapatao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!a
eu plamto maconha em casa ta crande ja que doidera ja fumei muito ja e vou fumar mais comprei 12$ de maconha!!!!!!!
Postar um comentário