Translate this blog

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Morre em L.A. o astro do pop Michael Jackson

Michael Joseph Jackson (*Gary, 29 de agosto de 1958 - + Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi um dos maiores astros pop da história. Cantor, compositor, ator, publicitário, escritor, produtor, diretor, dançarino, instrumentista e empresário, Jackson começou a cantar e dançar ainda menino, com cinco anos de idade. Sua carreira profissional também foi precoce, aos onze anos entrou para o mundo do pop como vocalista dos Jackson Five. Cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I(1995).

O 'rei do pop' começou sua carreira solo quando ainda integrava o Jackson Five, em 1971, pela Motown Records, a mesma gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Thriller, de 1982, foi o álbum mais vendido da história, até 2006, havia sido adquirido por mais de 104 milhões de pessoas ao redor do planeta. A popularidade de seus videoclipes, veiculados pela MTV, como: "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são tidos como referência na transformação do vídeo musical, além de terem contribuido vigorosamente para tornar o então novo canal famoso em todo mundo. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Michael Jackson foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e videoclipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalker, influenciando uma série de artistas do hip hop, dance e R&B.

Jackson doou milhões de dólares, durante toda sua vida, as causas beneficentes, além de manter 39 centros de caridade. Foi sempre uma figura polêmica devido a sua misteriosa mudança de aparência, inclusive da cor de pele por causa de Vitiligo; estes fatos geraram grande controvérsia, a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de pedofilia, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.

Jackson foi um dos poucos artistas a entrar por duas vezes no Rock And Roll Hall of Fame. O músico também teve seu nome registrado nas páginas do Guinness World Records, um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreira solo, seis Grammys com o Jacksons Five e 41 canções que chegaram ao topo das paradas de sucesso, além do recorde mundial de vendas, que supera espantosos 750 milhões de discos vendidos, alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão. Sem dúvida nenhuma Michael Jackson foi uma das maiores super estrelas da história da música, além de ícone da cultura popular num reinado que durou mais de quatro décadas. Recentemente foi citado como o homem mais conhecido em todo planeta. Polêmicas a parte, o Rei do Pop deixa a vida e entra para a história. Jackson se foi mas sua obra irá durar para sempre...

Um comentário:

Anônimo disse...

Elvis não morreu, Michael Jackson juntou-se a ele e também não morreu.